18/09, 18h12: Governo Regional cria guia e linha específica de apoio às empresas açorianas

Angra do Heroísmo, 18 de Setembro de 2020

Governo Regional cria guia e linha específica de apoio às empresas açorianas

O Vice-Presidente do Governo anunciou que o Executivo açoriano criou um guia orientador das Medidas de Apoio às Empresas e ao Emprego, a par de uma linha específica para esclarecimentos de questões técnicas, com atendimento personalizado, através do número de telefone 800 027 027.

“Com esta linha telefónica, criada em exclusivo para apoiar as empresas e os empresários, pretende-se dar um auxílio permanente nesta matéria”, salientou Sérgio Ávila, que falava na abertura da sessão de esclarecimento e apresentação das medidas direcionadas ao apoio ao emprego, às empresas e ao rendimento das famílias criadas pelo Governo dos Açores.

Na prática, adiantou Sérgio Ávila, este serviço telefónico vai ser prestado em permanência por quatro técnicos, dos quais dois da área do emprego e dois da área de investimento e competitividade empresarial, “devidamente habilitados e conhecedores dos processos para esclarecer todas as dúvidas e questões que entendam colocar”.

“Este é mais um contributo do Executivo para esclarecer e informar sobre as medidas de apoio, no sentido das nossas empresas poderem tomar as melhores decisões”, afirmou o Vice-Presidente.

O Governo dos Açores elaborou também um guia para as empresas, que reúne em 32 páginas as informações dos apoios criados e das medidas implementadas pelo Governo dos Açores, no contexto das condições atípicas provocadas pela pandemia de COVID-19.

“É um documento explicativo de todas as medidas de apoio às empresas e ao emprego e do modo como se articulam entre si, que será distribuído na próxima semana por todas as empresas da Região”, adiantou Sérgio Ávila.

Este guia, segundo o Vice-Presidente, será também disponibilizado de forma digital, em https://assets.adobe.com/public/80ec6763-d6ce-4813-5909-5e245030a6b5, para que “seja ainda mais acessível e para irmos acompanhando a evolução dessas medidas”.

Sérgio Ávila salientou que o Governo dos Açores tem feito um esforço “total e permanente” para dar os apoios necessários, dentro dos recursos e do limite das competências do Executivo, com o objetivo de manter a “capacidade produtiva” das empresas da Região e os seus postos de trabalho.

“A nossa prioridade é, sem dúvida, manter a capacidade produtiva e, por essa via, manter o emprego”, frisou.

Neste sentido, de modo a dar mais e melhor informação às empresas açorianas, o Governo Regional está a realizar por todas as ilhas dos Açores um conjunto de sessões de esclarecimento no âmbito das Medidas de Apoio ao Emprego e à Economia.

“Desde de março até agora, desde o início da pandemia na Região, todos os dias, procuramos identificar as situações e as necessidades para, com justiça, equidade e racionalidade, encontrar as medidas de apoio necessárias, de forma a que, todos juntos, consigamos ultrapassar esta fase”, afirmou o Vice-Presidente.

GaCS/SB

Translate »