29/06, 12H40: Detetado novo caso de COVID-19 nos Açores, em 514 análises

Angra do Heroísmo, 29 de Junho de 2020

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrente das 514 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foi diagnosticado um caso positivo de COVID-19 na ilha de São Miguel.

O caso diagnosticado reporta-se a um indivíduo do sexo feminino, com 42 anos de idade, não residente nos Açores, que desembarcou na Região a 27 de junho, proveniente de ligação aérea com o território continental.

O mesmo apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, sendo que cumpre isolamento profilático no local onde se encontra alojado desde a sua chegada.

Com este caso mais recente, já foram detetados na Região um total de 152 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente quatro casos positivos ativos, dos quais três na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia, em http://covid19.azores.gov.pt, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

GaCS/SRS

20200629QuadrosSituacaoEpidemiologicaRAA

Descarregue o PDF

3 comentários a "29/06, 12H40: Detetado novo caso de COVID-19 nos Açores, em 514 análises"

  1. Boa tarde. Não há dúvida que as pessoas vindas de fora da Região tem de ter exames feitos na origem e não no destino. Esse caso pode ter infetado quem esteve na zona circundante. Quando acontecer a um familiar nosso aí é que vamos temer e será tarde demais. Há que delinear outra estratégia urgente a bem de Todos! As ilhas dos Açores estavam limpas. A questão agora prende-se com a vinda de gente do exterior da Região. Estamos ainda vulneráveis.

  2. Manuel Brandão | 29 de Junho, 2020 às 16:15 |

    Será necessário a população revoltar-se?
    Para quando a exigência de teste negativo para embarcar no avião?
    No fundo quem vai sofrer com esta bandalheira toda, somos nós que tentamos ao máximo cumprir todas as recomendações em caso de doença infecciosa

  3. Paula Carvalho | 29 de Junho, 2020 às 18:54 |

    Não entendo, os testes deveriam ser realizados no local de partida. Ouvi dizer que medem a temperatura dos passageiros, se assim for é ridículo, pois muitas pessoas são assintomáticas, logo, não têm febre. Nós, Açorianos devíamos ter voto nesta matéria.

Os comentários estão fechados.

Translate »