19/06, 11H46: Proposta de reorganização dos serviços de saúde no Pico merece ser analisada, afirma Vasco Cordeiro

Madalena, 19 de Junho de 2020

Proposta de reorganização dos serviços de saúde no Pico merece ser analisada, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje que a proposta que foi apresentada por profissionais de saúde ao Executivo, de reorganização dos serviços de saúde do Pico, merece ser analisada de forma rápida, no sentido de aferir, sobretudo, os seus benefícios para a prestação de cuidados à população da ilha.

“Esta é uma proposta que considero merecedora de uma análise rápida e aprofundada, de maneira a que, a avançar, o possa ser rapidamente”, salientou Vasco Cordeiro, durante uma visita às obras de recuperação dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo nos concelhos da Madalena e das Lajes do Pico.

Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro referiu que, após a fase mais intensa de combate à pandemia da COVID-19, a calendarização previa a retoma da normalidade dos serviços de saúde no Pico a 1 de julho, tendo, entretanto, surgido esta proposta relativa à organização desses serviços.

“Perante isso, solicitei à Secretaria Regional da Saúde que a analisasse com urgência, de maneira a poder, caso seja uma boa proposta, sobretudo para os utentes, ser concretizada e, por esta via, servir melhor a população”, sublinhou.

Segundo disse, essa proposta prevê o alargamento do horário de presença física de médicos para o atendimento permanente nos Centros de Saúde de São Roque e das Lajes, o reforço de especialidades no Centro de Saúde da Madalena, assim como um funcionamento mais alargado da SIV.

“Essa proposta chegou-nos da componente de recursos humanos da Saúde da ilha do Pico, com o entendimento que essa seria a melhor resposta até para a organização dos serviços”, adiantou Vasco Cordeiro.

Além de ter visitado as obras de recuperação dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo, a deslocação do Presidente do Governo ao Pico inclui também reuniões com os presidentes das três câmaras municipais da ilha, integradas na ronda de contactos e de visitas que está a efetuar por todas as ilhas do arquipélago, no âmbito da retoma da atividade económica na Região.

GaCS/PC

Translate »