09/06, 18H48: Teresa Machado Luciano agradece apoio das organizações do setor social

Ponta Delgada, 9 de junho de 2020

Teresa Machado Luciano agradece apoio das organizações do setor social

A Secretária Regional da Saúde agradeceu hoje a todas as organizações do setor social que se aliaram ao Governo dos Açores no âmbito das medidas de prevenção e contenção da pandemia de COVID-19.

Teresa Machado Luciano, que falava, em Ponta Delgada, onde visitou a Novo Dia – Associação para a Inclusão Social e a Cáritas da Ilha de São Miguel, agradeceu “todo o trabalho que fizeram com o Serviço Regional de Saúde, através da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, nesta fase de pandemia de COVID-19”, realçando que estas organizações “souberam adaptar-se à situação e fazer um trabalho fantástico”.

“Tivemos o diagnóstico de um caso positivo para COVID-19 num indivíduo em exclusão social, no entanto não existiu contágio entre colaboradores destas organizações e demais população, porque os circuitos e o Plano de Contingência foram bem implementados”, frisou a titular da pasta da Saúde, salientando “o esforço e a dedicação de todos os que aqui trabalham diariamente”.

Tendo sido identificado um caso positivo de infeção por SARS-CoV-2 na população em exclusão social, a Novo Dia e a Cáritas asseguraram o isolamento profilático dos seus contactos próximos, garantindo alojamento e monitorização diária dos sinais e sintomas de COVID-19.

A Secretária Regional enalteceu também a colaboração da ARRISCA – Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores, que assegurou o tratamento e a vigilância a toxicodependentes alojados em hotéis e em quartos comunitários.

A Novo Dia garantiu o acolhimento de 14 indivíduos e a Cáritas de 28 indivíduos, tendo o Centro dos Escuteiros de Santa Clara recebido oito pessoas.

O Centro de Reabilitação Juvenil dos Açores também se juntou a este esforço, através da cedência do espaço para acolhimento de 17 indivíduos em exclusão social, aos quais foram asseguradas as condições essenciais à quarentena.   

Houve ainda mais  89 pessoas que foram alojadas em quartos comunitários.

GaCS/SRS

Translate »