Angra do Heroísmo, 15 de Abril de 2020
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
A Autoridade de Saúde Regional informa que as 182 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas revelaram um caso positivo de COVID-19 diagnosticado na sequência de óbito, além do caso positivo identificado terça-feira e já comunicado no ‘briefing’ diário.
Assim, regista-se o óbito de um indivíduo do sexo feminino, de 91 anos, a quem foi diagnosticada infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, em análise realizada na sequência do falecimento.
Trata-se de uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, em São Miguel, cuja primeira análise laboratorial havia produzido resultado negativo para COVID-19.
As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.
Até ao momento, já foram detetados na Região um total de 102 casos, verificando-se 10 recuperados, 5 óbitos e 87 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 que causa a doença COVID-19, sendo 56 em São Miguel, 6 na ilha Terceira, 4 na Graciosa, 6 em São Jorge, 10 no Pico e 5 no Faial.
A informação sobre a pandemia de COVID-19 será atualizada esta tarde, às 16h00, através de conferência de imprensa, a partir da Secretaria Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo.
A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.
Para mais informação, deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia, em http://covid19.azores.gov.pt, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.
O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.
Está disponível, também, o endereço de correio eletrónico [email protected] para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.
GaCS/SRS
Boa tarde.
Relativamente à notícia das 11:00 de 15/04/2020, referem que, das 182 análises, não houve casos positivos. No entanto a afirmação não corresponde ao texto. No texto afirma que houve um caso positivo.
Será possível rectificar a informação?
Já agora enaltecemos o excelente trabalho que está a ser feito por vós.
Cumprimentos
Luis
VOST Açores
Voluntários digitais em situações de emergência Açores
Boa tarde e obrigado! Rectificámos o título.
Boa tarde
seria util esclarecer o porque de na madeira os casos serem sempre os mesmos 59, nao se registou nenhum obito na madeira enquanto nos acores ja vao 102 casos ( 100 segundo a dgs ) e ja se acumulam os mortos em 5, a interpretacao que resulta das conferencias de imprensa do Dr Miguel Albuquerque e que as medidas estao a ser tomadas nos tempos certos, agora o uso generalizado da mascara
cumprimentos
Vitor Brazil
Boa tarde Vitor Brazil,
A Região Autónoma dos Açores está a aplicar regras mais restritas no controlo do novo Coronavírus, mesmo do que a nível nacional. Por outro lado, nos Açores, estamos a testar centenas de pessoas por dia, o que, porventura, não sucede noutras paragens. Isto faz com que sejam identificados vários casos, o que é positivo, porque só assim se podem determinar ações adequadas para travar a propagação do vírus e prescrever o melhor tratamento possível para cada pessoa com infeção.