Em plena pandemia de Coronavírus, é possível manter a atividade agrícola nos Açores, uma vez que esta não depende de grandes concentrações de pessoas.
Assim, adicionalmente às recomendações da Autoridade de Saúde Regional para proteção individual e da comunidade e, em específico para o setor Agrícola Regional, o Governo dos Açores recomenda que utilize roupa que proteja a exposição de braços e pernas.
Procure manter na sua viatura, no estábulo, no armazém, na estufa, na ordenha fixa ou móvel uma solução desinfetante à base de álcool, sabão e local para lavar as mãos.
É muito importante que desinfete as mãos sempre que chegar ou sair de um local onde estejam presentes outras pessoas, como por exemplo postos de receção de leite, fornecedores de fatores de produção, cooperativas, entre outros.
Controle diariamente se os funcionários da exploração apresentam sintomas como febre, tosse seca, dificuldade respiratória, conjuntivite ou cansaço.
Limite a entrada de visitantes na exploração agrícola e evite a socialização e o ajuntamento de agricultores.
Procure também reduzir o número de ocupantes por viatura e deixe à entrada de casa roupa e calçado utilizado no exterior.
Privilegie os serviços online e, sempre que mexer em dinheiro ou utilizar o multibanco, não se esqueça de desinfetar as mãos.
Caso tenha de ficar de quarentena, organize com outros agricultores e com a sua associação um sistema de entreajuda.
Nesta fase é fundamental cumprir as recomendações de segurança da Autoridade de Saúde Regional. Opte pelo recolhimento domiciliário, lave as mãos com frequência, cubra o nariz e boca ao tossir e espirrar.
Em caso de sintomas como febre, tosse seca ou dificuldades respiratórias, não se dirija às urgências ou a Unidade de Saúde de Ilha, mas contacte antes a Linha Saúde Açores 808 24 60 24.
Toda a informação oficial sobre o Coronavírus atualizada ao minuto em https://covid19.azores.gov.pt