Ponta Delgada, 14 de Março de 2020
O Presidente do Governo esteve, durante a tarde de hoje, em contacto com os líderes dos partidos políticos representados no Parlamento dos Açores, na sequência das novas medidas que têm sido implementadas na Região para responder à situação de pandemia do COVID-19.
Vasco Cordeiro contactou nas últimas horas, por via telefónica, o Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, o Presidente do CDS/Açores, Artur Lima, o Coordenador do BE/Açores, António Lima, o Coordenador do PCP/Açores, Marco Varela, e o Deputado do PPM/Açores, Paulo Estêvão.
Além dos líderes partidários regionais, o Presidente do Governo também manteve contactos com a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luís, com a Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, Cristina Calisto, e com o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Francisco César.
Nestes contactos, Vasco Cordeiro deu conta que enviou hoje uma carta ao Primeiro-Ministro a solicitar a suspensão urgente das ligações aéreas do exterior, incluindo do território nacional, com os aeroportos dos Açores, com exceção do transporte de carga e casos de força maior, desde que autorizados pela competente Autoridade de Saúde.
Na qualidade de acionista do Grupo SATA, o Executivo açoriano determinou ao Conselho de Administração da Azores Airlines, companhia que opera nos aeroportos de Santa Maria, Pico, Faial, Terceira e São Miguel, que concentre a sua capacidade operacional nos aeroportos de Ponta Delgada e Lajes, tendo em vista otimizar a capacidade de resposta das autoridades de saúde regionais face à situação da pandemia do COVID-19.
Foi ainda decidido que um dos aviões Dash Q200 Bombardier, da frota da SATA Air Açores, será transformado na versão para transporte de carga (configuração combi), ficando, assim, disponível para essa função, o que não se afigura necessário no momento.
Recorde-se que, a partir da tarde de hoje, todos os passageiros de voos do exterior que aterrem na Região estão obrigados a cumprir um período obrigatório de quarentena de 14 dias, determinado pela Autoridade de Saúde Regional.
São também obrigados a assinar uma declaração que os informa que o não cumprimento desse período obrigatório de quarentena constitui crime de desobediência e, como tal, será apresentada queixa junto das autoridades judiciais.
Além desta medida, todos os passageiros provenientes do exterior da Região estão a ser sujeitos ao preenchimento de inquéritos de despiste de possíveis casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus COVID-19, uma medida de prevenção que está a ser coordenada, em cada um dos aeroportos, pelos delegados de saúde das respetivas ilhas.
Outra das medidas implementadas foi a criação de uma linha telefónica destinada especificamente a esclarecer os Açorianos sobre dúvidas, de caráter não médico, relacionadas com a situação na Região derivada da pandemia do novo coronavírus COVID-19.
A Linha de Esclarecimento Não Médico COVID-19 tem o número 800 29 29 29 e pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus, as quais poderão também ser colocadas através do endereço de correio eletrónico [email protected].
Para as questões de foro clínico, deve ser usada a Linha Saúde Açores 808 24 60 24, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Se tiver tosse, febre e dificuldade respiratória, deve isolar-se, não se deslocar às urgências e contactar, de imediato, a Linha Saúde Açores 808 24 60 24, e seguir as recomendações que lhe são transmitidas.
GaCS/PC